Os dois lados da área contábil
Remuneração, saber se existem bons empregos nesta área e uma boa expectativa de retorno financeiro são maneiras de avaliar uma atividade profissional.
Na área contábil, pesquisas mostram que a remuneração é significativa, além de se ter emprego/trabalho certamente garantido
A área contábil está passando por um momento de transição. Por este motivo, fica evidente a queda nos empregos.
Contabilistas são necessários aos serviços sociais, serviços ligados à produção, distribuição, e agora, também no chamado “terceiro setor”, são as famosas ONG’s, Associações Culturais, etc. Essas organizações estão crescendo cada vez e se preocupando em evitar fraudes. Projetos e orçamentos de longo prazo, controle e aplicação dos recursos captados, etc. são exemplos de atividade do profissional contábil.
A Contabilidade vem se destacando cada vez mais no mercado globalizado, sendo uma das atividades profissionais mais promissoras nesta transição de séculos. Ela oferece diversas opções de alternativas profissionais e de especialização. Porém, está graduação possui dois pontos básicos para uma realização profissional: capacidade técnica indiscutível e ética.
Dentre outros atributos, espera-se que o contador esteja em constante evolução. O “anjo-da-guarda” da empresa tem que ser um agente de mudanças, e como tal deve mostrar suas habilidades.
O profissional contábil apresenta diversas habilidades, tais como: “Tradutor” (fazer com que os gestores consigam entender o que os relatórios estão informando); “Comunicador” (pois está em sintonia com todas as áreas – vendas, finanças, produção, etc.); ”Controller’’ (detém informações vitais sobre a situação das empresas); “Avaliador” (avaliar alternativas que poderão levar a empresa ao sucesso desejado); “Consultor” (quando o governo, banco, dirigentes desejarem alguma informação); “Designer” (desenvolver sistemas no intuito de aperfeiçoar o processo de contabilização) e a de “Pesquisador”.
Os