Circuitos digitais
Introduzir os conceitos sobre Banco de Dados e qual sua importância no mundo das organizações. Conceituar a diferença entre dado e informação. Conhecer as etapas de um projeto de Banco de Dados e os sistemas baseados em arquivos x sistemas gerenciadores de Banco de Dados. Proporcionar uma agradável experiência e despertar o interesse para mais uma área fascinante no mundo da Informática.
Esta disciplina o levará a conhecer uma das etapas mais importantes da Tecnologia da Informação, o Projeto de um Banco de Dados. A Modelagem de Dados faz parte de uma etapa no desenvolvimento de sistemas em que se desenha toda a estrutura dos dados que envolvem uma atividade humana a ser informatizada. O estudo feito sobre a Modelagem de dados serve tanto para uma pequena atividade comercial como para uma grande organização.
A Modelagem de Dados antecede à construção do Banco de Dados em um meio computacional, ela mostra a estrutura do Banco de Dados, seja do ponto de vista do usuário como na sua forma física.
INTRODUÇÃO AO BANCO DE DADOS
Um Banco de dados é um conjunto de elementos extraídos a partir de informações do mundo real. Estes dados são organizados, classificados e relacionados de forma que possam gerar novas informações para o mundo real.
O nome Banco de Dados teve sua origem na tradução da palavra inglesa Data Banks e mais tarde foi modificada por Database, que significa Base de Dados.
O século XXI está marcado pela “Era da Informação Digital”. O mundo dos negócios, o sucesso das empresas, o comércio e a educação de um país dependem exclusivamente de um elemento vital: a Informação. As informações podem justificar fatos que contribuem para a formação do conhecimento e a tomada de decisões.
A Informática se preocupa em gerar a informação por meio de tecnologia ágil e eficaz para que chegue ao alcance de todos. O Banco de Dados é um grande responsável pelo processo.
A montagem adequada, seguida de