OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
Leia:
No terceiro mês, depois da saída do Egito, o povo chegou a um monte chamado Sinai. Moisés subiu sozinho a montanha e lá Deus falou: “...Se vocês obedecerem ao que estou falando e forem fieis a minha Aliança, vocês serão para mim o povo mais querido entre todos os povos...O povo aceitou essa Aliança de amor com Deus.Esta Aliança foi feita entre Deus e seu povo e, ao mesmo tempo, entre Deus e cada pessoa deste povo. O homem aceitou a oferta de amor de Deus e prometeu fazer a Sua vontade. Deus deu para o povo uma lei, apresentada nos 10 mandamentos, sinal da Sua Aliança com o seu povo.Mandamentos – A Lei de Deus – É a indicação do caminho a seguir para chegarmos ate Deus ( Ex. 20). São estes os dez mandamentos da Lei de Deus:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas: devemos amar a Deus porque Ele é bom; porque nos criou e nos ama e porque esta sempre conosco.2º Não falar seu Santo Nome em Vão: Os hebreus chamaram a Deus de “Javé”. O nome de “Javé” quer dizer o “Emanuel”, o “Deus conosco”, aquele que esta sempre pertinho de nos. O nome é muito importante para as pessoas. Este mandamento completo o primeiro ele da maior força. Deus é Santo. Merece respeito no seu nome, nas pessoas e nos lugares sagrados a Deus. 3º Guardar Domingos e festas: É a obediência do 7º dia, dia de descanso ou dia de Sábado. Sábado quer dizer “sétimo dia”. Nos costumamos falar em “Santificar os Domingos e os dias de guardas”.
O texto da Bíblia diz “lembre-se do dia de sábado para santificá-lo...” Santificar as festas não é só “assistir” as missas aos domingos. Assim, domingo e dias santos devem servir para oração e para o lazer, para a vida em família e para vida em comunidade. 4º Honra Pai e Mãe: “Honrar significa respeitar, estimar, obedecer e amar” é o que devemos ter para com os nossos pais. Eles formam a família. E na família que você nasce cresce e aprende a se relacionar com os outros. A família e nosso primeiro mundo. Devemos também ter carinho