Os desafios do envelhecimento: uma analise sob a otica do Serviço Social
Sheila Maria Mendes da Silva 2
Resumo
Pesquisa bibliográfica sobre os desafios do envelhecimento baseado no contexto da sociedade capitalista, na construção dos direitos sociais e articulação das políticas sociais correspondentes às pessoas idosas, na compreensão do idoso como demanda do Serviço Social, bem como as ações que norteiam este profissional em sua atuação.
Palavras chave: Envelhecimento, idosos, capital, políticas sociais, Serviço Social.
1 INTRODUÇÃO
Os avanços científicos conquistados pela humanidade vêm redirecionando as relações humanas ao longo dos séculos. Um bom exemplo dessas mudanças é o processo de envelhecimento da população mundial, configurando-se como um fenômeno sem precedentes para toda a sociedade.
Vários estudos mostram que este processo é irreversível, mesmo tendo ritmos diferentes e dependendo da situação sócio demográfica em que aquela população esta inserida (BERZINS, 2012).
No Brasil, esta nova realidade demonstra novas demandas urgentes e a falta de políticas públicas que respondam as reais necessidades e particularidades dessa faixa etária crescente.
Outro grande desafio é a mudança do paradigma de como a sociedade vê o envelhecimento, visto que muitos desprezam esta fase da vida, achando que “não vale a pena investir em velhos” (BERZINS, 2012).
Nesse contexto o trabalho desenvolvido pelo Assistente Social diante da questão do envelhecimento detêm como ponto determinante a auto valorização do idoso, atuando de forma interventiva na realidade social, enxergando-o como sujeito de direito e valorizando-o na sociedade.
2 O envelhecimento populacional e a sociedade capitalista
O rápido crescimento da população idosa vem acompanhado de significativas transformações demográficas, econômicas, biológicas, políticas, culturais e sociais. Estas transformações se caracterizam como um enorme desafio para toda a sociedade na tentativa de garantir a