Os desafios da rede Starbucks no Bradsil
390 palavras
2 páginas
MBA GESTÃO estratégica DE PESSOAs GEIZA OLIVEIRA ROBERTO------RGM: 45835-0
São Paulo
2014
Declaração de missão da Starbucks
- “Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”.
São Paulo
2014
Os desafios da rede Starbucks no Brasil
Questões:
1- Levando-se em conta a definição de “estratégia”, qual é a estratégia da rede Starbucks para o Brasil?
Após assumir o comando da operação brasileira em agosto de 2010, com a compra de 51% da Cafés Sereia, o CEO Sr. Howard Schultz visa como estratégia falta de concorrência forte no mercado de cafeterias, onde se reorganizaram internamente para garantir o crescimento de maneira rápida e sólida. 2- Levando-se em conta a definição de “tática”, quais são as táticas adotadas pela Starbucks para o Brasil? - Lojas amplas, em que o cliente pode tomar um café enquanto lê uma revista ou navega na internet sem fio; - Também usam como tática o cardápio cultura local, como começaram a vender coxinhas de frango e empadinhas, uns dos aperitivos mais consumidos no países, é o que enriquece a experiência nas lojas Starbucks no Brasil.
3- Qual é a “Vantagem competitiva” que a Starbucks tem sobre os concorrentes brasileiros? Capacidade pra investir em curto prazo.
4- Quais são os pontos fracos da operação brasileira da Starbucks?
- Operação corpo a corpo que é bem complexo no Brasil; - As diferenças regionais; - Dificuldade de padronização de suas lojas.
5- Quais são as oportunidades de mercado que tem a Starbucks? Centros empresariais e os campus universitários, onde "A Starbucks é uma marca que possui fãs como clientes”.
6- Quais são as ameaças de mercado para a Starbucks?
- Casa do Pão de Queijo, com mais de mil pontos de venda no País; - Redes como Rei do Mate e as chocolatarias “Kopenhagen” e “Cacau Show”; - Sendo o maior empecilho são as 52 mil padarias