Os desafios da logistica
Manuel Garcia
Entre em contato Para falar sobre os desafios da Logística no mundo de continuas mudanças, necessitamos inicialmente entender o significado do que está envolvido na Logística e nas mudanças em curso.
A Logística constitui-se de um conjunto de processos:
Aquisição, Movimentação, Armazenagem, Expedição e Controle/Planejamento, sendo que há mudança em curso de modo a integrar outros processos: Atendimento pós-venda e processo descarte de produtos/materiais usados para fins de descarte ambientalmente adequados, este ultimo denominado de Logística Reversa.
Na mudança que está em curso, movida pela globalização da economia, dos meios de comunicação, da competição global e total onde todos disputam o mesmo cliente, nas mudanças comportamentais da sociedade sem fronteiras, o processo Logístico necessita adequar-se à velocidade de resposta a estas mudanças, à redução de custos impostas pela competição, e a clientes cada vez mais exigentes.
A Logística está apoiada no tripé: Processos, Tecnologia e Pessoas.
Os Processos atuais envolvem a integração de Cadeias de suprimento, Terceirização e/ou Quarteirização de processos, buscando integrar cliente e fornecedores de forma mais ágil e com menores custos.
Uso da Tecnologia da informação como resposta às necessidades de controle, tratamento e geração da informação resultou no ERP integrado ao SCM este ao ECR, sem mencionar a estratégia de marketing integrado ao CRM para dar respostas rápidas dentro de uma rede complexa e integrada de informações.
O ultimo elo são as Pessoas envolvidas pelos processos e pela tecnologia, cujos profissionais atuam nas operações, controle e gerenciamento das atividades.
Este último elo é aquele que está a chave de sucesso ou insucesso das atividades de Logística, torna-se necessário preparar melhor os recursos humanos ou os parceiros envolvidos nestas atividades, de modo a serem agentes ativos do processo de mudança, e com isto, poder