os cuidado ILPI
Nas ILPI quem cuida e a mulher, são poucos os casos de homens nesses estabelecimentos para ajudar as pessoas idosas. Ser cuidadora constitui um modo de se inserir no emprego, a partir do contrato celetista. E o trabalho de cuidadora e considerado diferente ao trabalho domestico, pois envolve reconhecimento social.
Mas uma parte significativa das cuidadoras tem formação em enfermagem, muito embora também existam cuidadoras sem essa formação que complementam as atividades das enfermeiras. Mulheres de meia idade, quase sempre convivem com a experiência do envelhecimento também através de seus pais ou de outros familiares. São recrutadas nas classes sociais menos favorecidas, tendo nível de escolaridade baixo, primário ou de segundo grau. Em geral são técnicas ou auxiliares de enfermagem, mas também há quem tem qualificação na área do envelhecimento e quem não possui qualificações formais especificas. È comum as mulheres cuidadoras receberem salário mínimo e trabalharem em jornadas de trabalho organizadas em função de turnos de 12hs por 36hs.
. Apontamentos sobre o local dos cuidados
Normalmente as ILPI são localizadas nas periferias ou nos setores de chácaras, são poucos os localizados nos centros. E muitos desses locais são em casarões ou construções feitas para outros fins e que foram adaptadas.
Nas ILPI ingressam pessoas idosas com ou sem problemas funcionais e a partir daí são determinadas as especialidades dos cuidadores. Observou-se que nas instituições que abrigam pessoas idosas sem limitações funcionais, o cuidado se concentra mais na solução dos conflitos inter-pessoais e familiares dos idosos . Nas que abrigam pessoas com limitações funcionais, o cuidado também é medicalizado.
. Natureza do trabalho de cuidado nas ILPI
O trabalho de cuidado constitui um feixe de disposições técnicas, afetivas e morais que se traduzem em práticas quotidianas visíveis e invisíveis. A dimensão visível do cuidado é alimentar, trocar