Os Croods
Na pré-história havia uma família que passavam a maior parte do tempo dentro de uma caverna. Essa família era formada por Grug, sua esposa Ugga, seu filho Thunk, a mãe de sua esposa também conhecida como vovó, e suas duas filhas, Sandy a feroz e a jovem Eap. Eles denominam-se os Croods e não muito diferentes dos demais habitantes da época eles viviam com medo de novas experiências. Os Croods viviam sobre regras impostas pelo líder da família “o pai Grug”, ele dizia que sempre teriam que permanecer dentro da caverna, exceto para procurar alimento, e que tudo o que era novo para eles seria ruim para o grupo, Grug impôs essas regras pois o mesmo tinha muito medo do mundo exterior. Apesar das rigorosas regras implantadas no meio da família, isso não impediu que as grandes transformações ocorressem naquele lar.
Eep é uma adolescente muito curiosa e que adora descobrir coisas novas, indo contra todas as normas familiares. Ela acaba conhecendo o também jovem Guy, que lhe mostra um extraordinário mundo novo, para desespero de Grug o pai protetor. Guy é um rapaz muito inteligente e tem vários conhecimentos e ideias, ao contrário de toda a família que é literalmente falando “homens da caverna".
Naquela época houve um grande terremoto que se espalhou por todo o continente causando a separação de terras e devastando o abrigo da família Croods, ninguém saiu ferido mas a família ficara arrasada pelo ocorrido.
Com mudanças tão repentinas, a eles foram forçados a deixar o seu habitat natural e ir em busca de um novo lar. Agora, juntos, eles irão enfrentaram desafios e se adaptar em diversos ambientes, e querendo ou não Grug terá que ser forte e passar por cima das suas próprias regras para proteger a sua família. Nessa nova jornada várias coisas acontecem e toda a família começa a apoiar e