OS CAMINHOS DA MÚSICA SERTANEJA ATÉ OS DIAS ATUAIS
Palavras-chave: cultura;música; música sertaneja; sertanejo universitário.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho o estudo se concentrará em aspectos culturais referentes ao mundo musical, em especial ao gênero sertanejo, a fim de proporcionar uma análise que evidencie pontos consideráveis sobre sua história e disseminação no contexto social.A música é um veículo de informação que inclui além da tradição cultural, a transformação imposta pela indústria que a comercializa. Trata-se de uma manifestação artística, caracterizada pela expressão de um povo, com grande influência na cultura jovem. Os gêneros musicais sofrem variações ao longo do tempo e sob este aspecto temos a variação estilística do sertanejo e seu crescimento nos últimos anos.
2 CULTURA E MÚSICA
Muitas definições podem ser atribuídas para “o que é cultura”, mas costuma-se aceitar que a ideia atual para este termo é caracterizada de maneira geral como as práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Trata-se do aspecto da vida social que se relaciona com a produção do saber, arte, folclore, mitologia, bem como à sua perpetuação pela transmissão entre gerações. Importante também considerar a cultura como fator que singulariza as pessoas e os grupos, ou ainda, como um conjunto de manifestações humanas.
O termo é definido como “o complexo de padrões de comportamento, das crenças, das instituições e doutros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade” (Holanda, 1993). Tem-se, ainda, a cultura como “tudo aquilo que no ser humano não é exclusivamente produto do instinto biológico”(Bizzocchi, 2003), o que caracteriza cultura como um conjunto de manifestações humanas de caráter intelectual.
Para os autores Clifford Geertz e Michel de Certeau, cultura denota um padrão de significados incorporados aos símbolos e historicamente transmitidos. São expressões simbólicas por meio das quais os