Os caldeus
Os Neobabilônicos, foram assim que ficaram conhecidos os Caldeus.
Os Caldeus eram um povo de origem semita que vivia no Sul da Mesopotâmia.
Com a ajuda dos Medos, os Caldeus conseguiram destruir o Império Tirano dos assírios em 612 a.C.Comandados por Nabopolassar, os caldeus formaram um novo Império que teve como capital a Cidade da Babilônia, fundada pelos Amoritas.
Através de uma política imperialista, Nabopolassar passou a controlar um vasto território. O Império Caldeu passou a ser chamado de Segundo Império Babilônico. Faria parte deste império a Mesopotâmia, a Síria, o Elam e a Palestina.
A Bíblia relata um pouco sobre a história dos Neobabilônicos, foram eles que após conquistarem o reino de Judá destruíram Jerusalém. Muitos Hebreus foram levados como escravos para a capital, episódio que ficou conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
Assim como quase todos os povos do mundo antigo, os caldeus praticavam a religião politeístas, isto é, adoravam vários deuses. Marduc, Deus adorado por toda a Mesopotâmia, era a principal divindade da religião dos caldeus.
A principal atividade econômica dos caldeus era a agricultura. Os povos conquistados por eles, eram obrigados a pagar tributos. O dinheiro arrecadado era gasto na construção de novas cidades.
O Império teria uma notável evolução no reinado de Nabucodonosor. Novos palácios e enormes construções foram feitas como a Torre de Babel e o suposto Jardins Suspensos da Babilônia. Segundo a narração bíblica, o zigurate, conhecido como Torre de Babel, não chegou a ser construído por completo porque o verdadeiro Deus cultuado pelos hebreus não quis que isto acontecesse.
Os sucessores de Nabucodonosor não conseguiram manter a hegemonia do Império Caldeu por muito tempo.
O Império Neobabilônico chegaria ao fim em 539 a.C., ano em que o Império Persa governado por Ciro, O Grande, conquistaria toda a Mesopotâmia transformando a Babilônia numa simples província Persa.
Termina assim a