Acadianos e Caldeus
Instituto de Ciências Humanas e Letras
História Licenciatura
André Luiz
Amanda Porcel
Bruno Átila P. Pontes
Eduardo Augusto
Gabriela Lauton
Mariana Loureiro
Otávio Cristo
ACADIANOS E CALDEUS
Alfenas – MG
2013
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1. ACADIANOS
1.1. Origens (Átila)
Os acádios, povo de origem semita, eram uma tribo de nômades provenientes do deserto da Síria, norte da Mesopotâmia. Aproximadamente em 2.550 a.C. chegaram à Mesopotâmia que estava sob domínio dos Sumérios. Antes mesmo da conquista acadiana, já ocorria uma sínteses entre as culturas dos dois povos. Constantes guerras pelo poder da região se tornou um ponto fraco para os Sumérios que facilitou a invasão dos acadianos. A cultura dos sumérios foi assimilada pelos acadianos, porém se manteve algumas diferenças principalmente na questão religiosa.
A cidade Acad se situava entre os rios Eufrates e Tigres, no ponto central onde que os dois rios mais se aproximam, em que se passava uma rota de caravanas, a Oeste, as estradas da Arábia como as que conduziam aos montes Zagros. Essa posição estratégica oferecia grandes vantagens a seu rei. Sipar e Kish eram cidades situadas no rio Eufrates e Opis no rio Tigres, o rei que se apoderasse desse território conseguiria grandes vantagens.
1.2. Conquistas (Átila)
Não se sabe exatamente em que circunstâncias Sargão I foi levado ao poder. Como outros conquistadores da Antiguidade, ele inspirou várias lendas, das quais é difícil separar a verdade histórica. Por volta do ano de 2375 a.C. comandados por Sargão I, inicia a conquista de todas as cidades sumérias e unifica politicamente o centro sul da Mesopotâmia, dando origem ao primeiro império mesopotâmico conquistando também cidades-Estado como Kish. Este império se expandiu desde o Golfo Pérsico até o norte da Mesopotâmia.