Os atributos de deus
Atributo se define como aquilo que é próprio de alguém ou de algo. Característica. O livro menciona que Deus tem vários atributos que são definidos como características que distinguem a natureza divina.
São classificados de várias formas, chegando a apresentar algumas discussões sobre a ordem. São três maneiras de classificar os atributos, atributos absolutos ou imanentes onde inclui atributos como autoexistência, imensidade, eternidade e atributos relativos ou transitivos com atributos como onipresença e onisciência. Outros dão atributos incomunicáveis e atributos comunicáveis, naturais e morais. Muitas classificações diferentes segundo opiniões diferentes e críticas diferentes, mas os atributos que são mantidos no livro como guia os atributos naturais e morais.
Dentre estes atributos naturais está a autoexistência, expressa pelo termo asseidade, que é a perfeição de Deus em poder existir por Si mesmo, na completa autonomia de qualquer fonte, origem, energia. Sua existência depende dEle mesmo, da sua própria natureza.
Também a Imutabilidade onde é uma qualidade que Deus tem pela qual não há mudança em Seu Próprio Ser, em Seus atributos e em Seus propósitos eternos. Não diz que Deus é imóvel, Ele tem muitas relações com o mundo, o que pensamos ser mudanças de Deus são somente novas etapas para a concretização do propósito dEle pras nossas vidas.
Infinidade de Deus é a qualidade de Deus ser isento de toda e qualquer limitação imposta pela criação. Este atributo está relacionado com outros como a eternidade (infinidade que Deus tem em relação ao tempo, eternidade de Deus), Imensidade (é a Sua infinidade em relação ao espaço, está presente em todos os pontos do espaço como todo o Seu Ser), Onipresença (parecido com Imensidade onde dá a idéia que ele está em todo o espaço, a onipresença seria onde Deus está presente e com o mesmo sentido em todas as criaturas) Onisciência (em relação a infinidade do conhecimento; diz a respeito da