OS ATRIBUTOS DE DEUS
MAIKA Elizabeth Wolf
Prof. Pr. Daniel Rubens Domingues
Instituto Teológico Quadrangular
Teologia Sistemática 1
08/05/2013
RESUMO A grandeza do poder de Deus é vista nas obras por Ele criadas, a vastidão do universo se confunde com a nossa imaginação, os reinos macro e microscópicos são igualmente complexos, o DNA humano é algo sublime e maravilhoso. Seu poder criativo é tanto incomensurável como incompreensível; Deus tem todo poder em todo o tempo (nada existe fora D’Ele) para fazer tudo que esteja em conformidade com a sua natureza.
PALAVRAS-CHAVES Deus, Caráter, Vontade
INTRODUÇÃO No livro do profeta Jeremias (32.17) há uma descrição excelente para a onipotência divina – “Ah Senhor Jeová! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; não te é maravilhosa demais coisa alguma”. A onipotência divina Lhe permite realizar completamente a Sua vontade. Faz-se necessário entender que Deus é um Ser perfeito, e que Sua vontade é perfeita; Ele não se permite tomar atitudes irracionais, independente de ter poder para realizá-las.
DESENVOLVIMENTO
Toda causa é anterior a seu efeito, Deus é o único ser que existe por Si mesmo; Deus é causa, nunca efeito de algo anterior a Ele. Seu poder causal é infinito; por ser “incriado” Ele é ato puro, nunca há perda de poder em Deus ou gasto de energia divina. Ele existe por si mesmo, independe de matéria para existir. Deus é perfeito em sua essência, natureza, soberania, vontade ou quaisquer outros atributos ou qualidades que pudessem ser relacionados. Deus pode criar ou fazer qualquer coisa, porém, devido a sua própria natureza e santidade perfeitas, tudo que é contrário à Sua vontade nunca é realizado. Isto jamais implica em menos poder, antes demonstra uma autolimitação da Sua vontade. Deus nada faz que seja contrário à Sua natureza, nem coisas contraditórias entre si.
Louis Berkhof em seu livro de Teologia Sistemática, ressalta que “a