Os anos de jk
RESUMO
(Documentário: Os Anos de JK-Uma Trajetória Política)
TAGUATINGA,
2010
O documentário Os Anos de JK- Uma Trajetória Política, do diretor Silvio Tendler, traça a história política de Juscelino Kubitschek, o nascimento de Brasília, e sucessão de Jânio Quadros.
Kubitschek iniciou sua carreira política como prefeito de Belo Horizonte em 1940, apoiado pelo governador de Minas Gerais, Benedito Valadares. Porém seu reinado durou até a queda do Estado Novo em que os interventores e prefeitos nomeados durante o Estado Novo foram exonerados de seus cargos. Depois foi eleito a governador de Minas Gerais, entregou seu cargo para Clovis Salgado para poder se candidatar á presidência da República.
Eleito em 1956 tendo como vice-presidente João Goulart, Juscelino trazia a esperança para a população brasileira com o slogan:”Cinqüenta anos em cinco”.Prometia que o Brasil teria um grande avanço na economia.
Antes da posse enfrentou problemas como o suicídio de Getúlio Vargas, a perseguição da UDN, alegando que Juscelino não obteve vitória por maioria absoluta dos votos. Para a realização da posse em meio a tantas tensões, foi preciso um levante militar liderado pelo ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott.
Após a posse os problemas acentuaram-se, logo de inicio Juscelino enfrentou duas rebeliões de oficiais da Força Aérea Brasileira em Jacareacanga no Pará e Aragaças em Goiás, mas foram controladas rapidamente.
Juscelino foi responsável por uma grande mudança na economia brasileira, promoveu um avanço significativo investindo no mercado automobilístico e com a criação do plano de metas o que permitiu a abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro. A construção de Brasília sem dúvida foi o marco principal da sua administração. Pessoas de todas as regiões do Brasil, principalmente do Nordeste, trabalham