OS 7 SABESRES

1022 palavras 5 páginas
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO
Há sete saberes fundamentais que a educação do futuro deveria tratar em toda sociedade e em toda cultura, sem exclusividade nem rejeição, segundo modelo e regras próprias a cada sociedade e a cada cultura, o saber científico sobre o qual este livro se apoia para situar a condição humana em profundo mistério referente, a vida, ao nascimento, ao ser humano, um livro que interveem opções filosóficas e crenças religiosas através de cultura e civilização
Os sete saberes são:
O Conhecimento:
Todo conhecimento comporta o risco de erro e da ilusão. O maior erro seria subestimar o problema do erro, erro e ilusão parasitam a mente desde o aparecimento do Homo Sapiens, nem Marx nem Engels escaparam deste erro.
A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão, portanto não há um estágio superior da razão dominante da emoção, mas um eixo intelecto. Além disso o conhecimento científico não pode tratar sozinho dos problemas epistemológicos, filosóficos e éticos.
O Conhecimento Pertinente
A informação chave relativa ao mundo por mais aleatório e difícil que seja, deve ser tentado sob pena de imperfeição cognitiva, como ter acesso às informações sobre o mundo e como ter a possibilidade de articulá-las e organizá-las? É a questão fundamental da educação para organizar o conhecimento nessa inadequação tornam-se invisível.
A Identidade Humana
Ensinar a condição humana a educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana, aqui se apresenta um problema epistemológico, é impossível conceber a unidade complexa do ser humano pelo pensamento disjuntivo, que concebe nossa humanidade de maneira insular fora do cosmo que o rodeia da matéria física e do espírito, a contribuição inestimável das humanidades, não somente filosóficas e a história, mas também a literatura, a poesia e as artes.
A Compreensão Humana
O planeta exige um

Relacionados