Orçamento Participativo da Prefeitura de Bh
Brasil e do exterior.
Esse reconhecimento demonstra que toda a cidade acertou ao se apropriar do OP.
Cidadãos de todos os bairros e regiões participam ativamente da definição das prioridades. O resultado disso tudo são mais escolas, centros de saúde, obras de infraestrutura, espaços de lazer e cidadania, enfim, uma Belo Horizonte cada vez melhor. Agora estamos começando mais um Orçamento Participativo Regional, a edição
2011/2012, que será realizada do dia 15 de abril até o mês de dezembro. Serão destinados ao OP mais R$ 110 milhões de investimentos, distribuídos nas nove regionais, conforme as diretrizes apresentadas nesta cartilha. E, novamente, é a participação consciente de todos, comunidade e Poder Público, que vai garantir o sucesso dessa nova etapa.
Para que o OP continue sendo legitimado como um instrumento real de democracia participativa é necessário que haja o envolvimento mais amplo possível das comunidades. Por isso, convidamos a todos para que participem, compareçam às reuniões das suas regionais, apresentem as suas ideias e propostas, contribuindo de fato para a melhoria da cidade e para a democratização da gestão e do planejamento público. É assim, juntos, que vamos cada vez mais transformar a vida das pessoas e garantir uma cidade melhor, mais justa e humana.
Marcio Lacerda
Prefeito de Belo Horizonte
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO:
A DECISÃO NAS MÃOS DO CIDADÃO
O Orçamento Participativo (OP), desenvolvido no Brasil a partir do final dos anos