Orçamento familiar
“Rico é aquele que recebe mais do que consome; pobre é aquele cuja a despesa é maior que a receita.” LA BRUYÉRE (1645 – 1696)
A vida na sociedade traz a necessidade de trabalhar para alcançarmos ganhos mensais, chamados de salário para quem é empregado, honorários, para quem é profissional liberal, rendimentos para quem vive de sua própria renda etc. Destes ganhos parte é destinado à satisfação de necessidades básicas pessoais e familiares. Dessa forma deve-se atentar para a organização das finanças pessoais, tendo como foco principal, a evolução do Patrimônio
Líquido pessoal. O conhecimento sobre como administrar os ganhos é fundamental na evolução deste patrimônio. Para isso é importante conhecer alguns conceitos e métodos relacionados a contabilidade. Segundo Marion (1998, p. 5): Os primórdios da contabilidade resumem-se praticamente no homem primitivo, contando (inventariando) seu rebanho. O homem cuja natureza é ambiciosa, não se preocupa apenas com a contagem do seu rebanho, mas o que é mais importante - com o crescimento, com a evolução do rebanho, e conseqüentemente com a evolução de sua riqueza. Assim ele faz inventários (contagem) em momentos diferentes e analisa a variação de sua riqueza.
Os conceitos contábeis trazem ferramenta importante na organização de um planejamento financeiro destinados às pessoas físicas. Com objetivo de se ter equilíbrio nas finanças. Para Frankemberg (1999, p. 21): “Administrar o patrimônio e planejar a vida financeira exigem objetivos determinados, perseverança e trabalho constante.”
13
1.1 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA
A utilização dos conceitos e técnicas contábeis para a administração e controle das finanças pessoais poderá ser utilizado para análise,