Orçamento familiar
E chegamos ao fim do túnel!
Soubemos agora que mais dias difíceis vêm a caminho por culpa de erros cometidos pelo governo vamos sofrer grandes cortes no orçamento de todas as famílias. Cortes estes que vai prejudicar e muito a nossa qualidade de vida, muito dos hábitos até agora consagrados vão ter de ser alterados drasticamente, no caso da minha casa, já há bastante tempo que vimos falando com as miúdas sobre o tema, claro que elas estão algo surpreendidas não conseguem ver o alcance e dimensão do problema, ainda não caímos na realidade, as pessoas são diferenciadas pela classe social a que pertencem. Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o económico.
Até hoje existiam três classes sociais que são: * Classe baixa; * Classe média; * Classe Alta.
Classe Baixa
Temos por isso que classificar os diversos trabalhadores, hora se temos um operário da construção civil, um operário fabril, comércio e alguns serviços, que normalmente usufruem um salário mais baixo, seja o ordenado mínimo nacional, poderão ser considerados classe baixa. Não por isso estes lutadores tem uma vida com menos dignidade, no entanto, com menos recursos, leva-os a terem de administrar os € com mais aperto. Podemos por isso perguntar-nos como se sobrevive um casal, dois filhos com pouco mais de 900 € mês?.
Auferindo o ordenado mínimo nacional, após os descontos para segurança social não restam dúvidas que são mesmo escassos.
A questão é que os preços são de igual para igual, o pão, leite, carne, peixe, todos os bens essenciais, não param de subir e temos de dar de comer a família e é lamentável quando uma mãe vê que já não existe mais dinheiro na carteira, que é o que mais vemos nos mais desfavorecidos, logo são considerados a classe baixa.
Classe Média
Eu não sei verdadeiramente qual a minha classe social já que como muitos dos meus colegas de trabalho após ter fechado