Orçamento empresarial e índices
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Administração e Contabilidade
ADM 313 – ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Rafael Isaac Machado 56072
1 - Como a liquidez corrente é calculada a partir da razão entre Ativo Circulante (caixas, bancos, estoques, clientes) e o Passivo Circulante (empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores) as variáveis acima mereciam ser revistas e, se possível, ajustadas para se ter uma real noção sobre a liquidez corrente.
2- A liquidez seca se apresenta com a seguinte fórmula Liquidez Seca = . Assim, a situação da empresa que apresenta liquidez corrente alta e liquidez seca baixa pode ser explicada por um volume de estoque considerável.
3- O índice de endividamento (Participação de Capitais de Terceiros) mede a proporção dos ativos totais da empresa financiada por credores. Este índice pode ser favorável ou desfavorável à organização, onde a dependência deste capital de terceiro é que irá definir sua importância.
4- IEG = ou
5- O giro do ativo (GA) relaciona o total de vendas produzidas com o ativo da empresa, apresentando quantas vezes este ativo girou no período. Este índice apresenta a eficiência no uso dos ativos.
6- Sim, com o ILC < 1 pode-se concluir que a empresa não teria disponibilidades suficientes para quitas às obrigações de curto prazo.
7- A margem líquida é o índice mais interessante aos acionistas já que ele apresenta a sobra para os acionistas em relação às receitas de vendas ou prestações de serviços. A ML mostra qual o lucro líquido para cada unidade de venda realizada na empresa.
8- O índice de imobilização do PL revela quanto do patrimônio líquido foi investido no ativo permanente. Quanto mais a empresa investir no ativo permanente, menos recursos próprios sobrarão para o ativo circulante gerando uma maior dependência de capital de terceiros, o que pode se tornar desfavorável para a organização.
9- Não é possível