Orçamentação
Contabilidade: instrumento fundamental da gestão financeira, pois registra todas as transações ou movimentações de recursos que envolvam valores monetários; pode ser vista como a "central de informação" da gestão financeira.
Tesouraria: função ou área que cuida de todos os pagamentos e recebimentos e administra o dinheiro que é mantido em caixa ou em contas bancárias para esse fim.
Faturamento: área que cuida da preparação e envio das contas.
Custos: função ou área responsável pela apuração e controle dos custos dos serviços prestados.
Auditoria: conjunto de mecanismos de verificação dos registros contábeis ou de quaisquer procedimentos que envolvam recursos financeiros.
Administração do capital de giro: consiste em gerenciar os recursos financeiros de que a organização necessita no seu dia-a-dia: quanto manter em caixa, em conta bancária, em investimentos de curto prazo e alta liquidez, administração dos estoques de materiais e outros insumos.
Análise de investimentos: consiste na análise das possibilidades e necessidades de investimentos (em instalações, equipamentos, área física, etc.).
As funções identificadas acima, incluindo as de planejamento, controle e avaliação, constituem as áreas clássicas da área financeira.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11804/a-estrutura-do-departamento-financeiro#!2#ixzz3INxonG8K Estrutura do Departamento Financeiro
Por lidar com dinheiro, o departamento financeiro é sempre visto com respeito. Em uma empresa de pequeno porte, geralmente quem controla o dinheiro é o dono do negócio. Em uma organização de grande porte, a direção financeira é responsável pela política financeira e, portanto, fica diretamente vinculada à direção geral.
Em uma empresa de maior porte, o