orça
Segundo o texto o orçamento empresarial tem origem na administração publica. É um instrumento de gestão empresarial baseado em planejamento e controle que visa otimizar o rendimento dos recursos a disposição da empresa. As decisões importantes, quando embasadas no planejamento e nos controles financeiros, têm grande possibilidade de serem eficazes e de alcançarem êxito na empresa.
São características do orçamento:
Projeção para o futuro – é a transposição de situação atual projetada para o futuro, desta forma, a projeção para o futuro deverá especificar o quanto e quando as atividades deverão concretizar-se, considerando, em parte, o presente para projetar o futuro;
Flexibilidade na aplicação - a empresa devera ter dinamismo para se adaptar as flutuações que a economia apresenta.
Participação direta dos responsáveis - a técnica orçamental não é de competência exclusiva da cúpula diretiva e sim de todos os níveis da empresa.
São condições para implantar um sistema orçamentário:
Estrutura organizacional definida - a definição é realizada através de organograma especificando os níveis hierárquicos, interdependência dos órgãos subordinados, linhas de comunicação, delegação de autoridade e cobrança de responsabilidade.
Fixação dos objetivos da empresa - taxa de retorno sobre o investimento, participação no mercado global, maximização do lucro, atendimento a uma necessidade social.
Segundo o texto o orçamento pode ser do tipo operacional ou do tipo capital (estudo de viabilidade técnica, dimensionamento do programa de vendas e produção, e estudo de viabilidade financeira).
O Orçamento Operacional é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa.
São vantagens do orçamento: analise antecipada das políticas da empresa; definição de cada função dentro da empresa; interligação entre departamentos da