ORTOPEDIA

3305 palavras 14 páginas
A fisioterapia ortopédica trata de lesões e disfunções osteomiarticulares, problemas ocasionados por lesões de esforço repetitivo (muito recorrentes nos dias de hoje), dores localizadas, tendinite, bursite, hérnia de disco, fraturas, cirurgias (como as de joelho, ombros e tornozelo, por exemplo), traumas ligamentares, entre tantas outras possibilidades.
No caso de lesões que não podem ser prevenidas, sobretudo aquelas comuns durante a prática de esportes, afazeres domésticos ou durante os trabalhos diários, a meta da fisioterapia é fazer o paciente retomar o seu ritmo normal, restabelecendo movimentos e amenizando suas dores.
A fisioterapia ortopédica também é bastante importante em pós-operatórios de cirurgias ortopédicas ou após fraturas. O profissional trabalha para acelerar a cicatrização da fratura e dos tecidos circundantes, restabelecer movimentos comprometidos por conta da imobilização necessária nesses casos, retomar a força do conjunto muscular da região afetada, e trabalhar todas essas questões em conjunto para que o paciente fique plenamente recuperado e possa voltar à sua vida normal o quanto antes.
Esse tipo de tratamento fisioterápico também é útil em pacientes atletas, que praticam esportes por hobby ou profissionalmente, ajudando a identificar problemas e corrigi-los adequadamente.

principais patologias :

Sesamoidite

Sesamoidite é a inflamação dos ossos sesamóides, ossos pequenos que ficam na cabeça do primeiro metatarso - osso do peito do pé - (Veja a foto ao lado) e que são submetidos a grandes cargas durante uma corrida ou dança. Quando se impulsiona o dedão do pé, os sesamóides trabalham e a partir dessa atuação podem apresentar alguma irritação.
A patologia pode evoluir para uma artrite crônica, para uma fragmentação dos ossos ou até mesmo para uma necrose (morte celular de um tecido ou do osso).
Os sintomas são:
- Dor;
- Inchaço;
- Calosidade.
O raio-X é o exame feito para detectar alguma alteração óssea e assim

Relacionados

  • aparelho locomotor
    15948 palavras | 64 páginas
  • Sistemas de saúde
    127073 palavras | 509 páginas