Ornitologia
Artigo: Predicting the occurrence of rare Brazilian birds with species distribution models; Autores: de Miguel Â. Marini, Morgane Barbet-Massin, Leonardo E. Lopes e Frédéric Jiguet; Recebido: 27 de agosto de 2009/ Revisado: 21 de setembro de 2009/ Aceito: 15 de março de 2010 – J Onithol.
O presente artigo trata de um estudo da ocorrência de pássaros raros brasileiros utilizando modelos de distribuição de espécies (SDMs), com o objetivo de avaliar o uso de SDMs para prever possível gama de dez espécies de aves do Cerrado com pouca ocorrência, e identificar novas localidades onde estas espécies raras podem ocorrer baseadas nas probabilidades de adequação do nicho. Através dos SDMs, os autores visaram aumentar a eficácia de futuras pesquisas de campo e melhorar o sucesso de outros métodos de campo.
Inicialmente, o artigo relata a dificuldade do estudo da distribuição de espécies, devido à falta de dados confiáveis, então os SDMs são utilizados para identificar áreas de distribuição de espécies raras através de suas distribuições geográficas probabilísticas, podendo produzir previsões confiáveis e necessárias para identificar regiões com condições ambientais semelhantes às que ocorrem. Estes modelos já foram utilizados no planejamento de reservas, na previsão de invasões biológicas, na avaliação de áreas para a reintrodução e possíveis mudanças na distribuição geográfica devido à alterações climáticas.
A abordagem do SDM tem seu fundamento na teoria do nicho. O princípio consiste em modelar as espécies do nicho ecológico, dada a assunção de que a distribuição de localidades conhecidas reflete preferências ambientais das espécies. Há uma estrutura conceitual básica de modelagem de nicho, mas várias abordagens matemáticas para distribuições de modelagem podem render diferentes previsões. Comparações do desempenho relativo dos vários métodos de modelagem mostrou que alguns