Origem e formação da sociedade
ORIGEM E FORMAÇÃO DA SOCIEDADE
GRUPO SOCIAL é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Um grupo de pessoas que só apresenta uma serialidade entre si, como em uma fila de cinema, por exemplo, não pode ser considerado como grupo social. Os grupos sociais possuem uma forma de organização, mesmo que subjetiva.
Outra característica é que estes grupos são superiores e exteriores ao indivíduo, assim, se uma pessoa sair de um grupo, provavelmente ele não irá acabar. Os membros de um grupo também possuem uma consciência grupal (“nós” ao invés do “eu”), certos valores, princípios e objetivos em comum.
Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros:
Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos primários, mais íntimos. Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos.
Os grupos secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.
Outro tipo de grupos sociais são os intermediários, que apresentam as duas formas de contato: primário e secundário. Exemplo: escola.
COMUNIDADE é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico, isto é comunidade - um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.
Politicamente, a comunidade é um grupo de países que se associam para atingir determinados objectivos comuns
A origem da palavra SOCIEDADE vem do latim “societas”, uma "associação amistosa com outros".
“Societas” é derivado de “socius”, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é