Origem e evolução da carreira de contabilista
1 – Origem da Contabilidade
A origem da Contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização.
A Contabilidade surgiu da necessidade do homem de acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, a Contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade.
Supõe-se que a contabilidade tenha surgido juntamente com as primeiras manifestações do home civilizado, a cerca de 8000 anos atrás. Historiadores remontam os primeiros sinais da existência de contas aproximadamente a 4000 anos a.c.. Mas, o homem primitivo ao inventariar em números suas posses já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.
Percebe-se que desde as épocas mais antigas os homens buscam se organizar para controlar seus pertences. Assim, praticavam atos de comércio através de trocas de mercadorias, onde até hoje existe a preocupação em controlar o patrimônio das pessoas e das empresas.
A origem da Contabilidade está relacionada à necessidade de registros de comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de seus bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização, surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados para a Contabilidade.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus