ÉTICA NOS NEGOCIOS
Garanhuns-PE
2014
Trabalho apresentado a todos os professores das disciplinas do 3º período de ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Sumário
INTRODUÇÃO 4
Ética nos negócios 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O presente artigo faz uma apresentação do comportamento do profissional contábil de acordo com o que determina o código da ética profissional. Este tema foi escolhido pela importância de alertar o profissional para que siga as normas legais, evitando se assim transgressões na carreira, e a fim de executar o seu trabalho com dignidade e respeito aos seus colegas profissionais e a própria sociedade.
Ética nos negócios
A princípio determinamos o que será ética, pois assim ampliaríamos o conceito da mesma, para posteriormente restringirmos o mesmo para a área contábil. Assim sendo, pode-se dizer que a palavra ética é de origem grega, o termo ethos significa costumes e deve ser entendido como um conjunto de princípios básicos, que visam disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas. Esse é o aspecto amplo da palavra e no sentido mais restrito, a ética é utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta do individuo no desempenho de suas atividades profissionais e pessoais. Dessa forma surgiram os códigos de ética, oferecendo orientação necessária e estabelecendo diretrizes a nível digno de conduta profissional. A ética tem suas bases na moral (Sócrates) e no dever (Kant), uma necessidade diferente da natural ou da matemática, pois necessita da liberdade. Ou seja, é o estudo do que é bom ou mal, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado, tendo como um dos objetivos da ética a busca da justificativa para as regras proposta pela moral e pelo direito, logo moral e direito não estabelecem regras.
Ética profissional está vinculada ao