Origem e conceito da palavra moda
A moda está presente nas ruas, nas vitrines, nos carros, no design, na arquitetura, nos móveis, nas jóias, na simplicidade, no luxo, no imaginário, na criatividade, na arte, na televisão, nas revistas, no cinema, no teatro, no corpo e em outros diversos lugares, setores e segmentos.
A palavra moda, modus, mode ou fashion, imagem, corpo, estilo, tendência, roupas, indumentária, adorno, traje, beleza, entre outras palavras, estão ligadas ao sistema da moda. Há um sistema complexo por trás disso tudo, da moda como técnica e como processo comunicacional. Mas, onde tudo isto começou?
O termo moda surgiu no final da Idade Média, princípio da Idade Moderna (Renascimento),século XV, com características peculiares tais como: ser, de fato, um diferenciador social, um diferenciador de sexo (uma vez que homens e mulheres vestiam-se com aparências muitos semelhantes) e à busca da individualidade.
A moda é reinventada cada vez mais rapidamente e, como estamos na era do capitalismo e do consumismo, o público-alvo é absorvido e envolvido para fazer parte dessa engrenagem que faz girar o looping do setor da moda, englobando o setor têxtil, calçadistas, de acessórios e toda indústria da moda.
Bom saber:
Outro termo que frequentemente utilizamos e muitas vezes não sabemos o significado certo, é a Tendência, que provem do latim tendentia: significa tender para, inclinar-se para, ser atraído(a) por algo que chamou a sua atenção. Sendo assim, tendência e moda andam juntas, pois uma mostra a direção e a outra é a popularização do elemento em questão.