Origem do latim
Letras
Ana Leticia Gonçalves
Origem da língua Latina
Campo Mourão
2013
Ana Leticia Gonçalves
Origem da língua Latina
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Latim I como forma de avaliação referente ao 1º bimestre.
Professor : Fábio Alexandro Sexugi
Campo Mourão
2013
Origem da língua Latina
Afinal o que é o Latim ? Segundo teóricos a língua latina foi originalmente falada no Lácio, a região no entorno de Roma por volta do século VIII a.c . Devido a expansão do império romano o latim também foi se expandindo e acabou sendo difundido por grande parte da Europa se tornando um língua culta da época.
A foto ao lado mostra uma escrita dos Duenos, do século VI a.c. é um dos textos mais antigos do latim antigo .
Este texto pode ser da tribo dos latinos.
O Latim clássico se refere aos tempos de Cícero, César ,Sêneca , ou seja no apogeu do império romano. Entretanto, ao lado desta língua erudita , havia o latim popular, que tinha formas mais livres e sem a rigidez das regras gramaticais, falada pelas pessoas do povo e, pelos soldados romanos.
Acima uma frase da escrita cursiva Romana.
Foi desta língua popular, no confronto com outros idiomas falados, que se originaram as línguas românicas, dentre elas, o português, o espanhol, o francês, o italiano.
A partir do século III D.C., com a expansão , temos o período cristão da língua latina, representado pelos escritores eclesiásticos a partir de então, sobretudo Santo Agostinho, São Jerônimo, Tertuliano, Santo Ambrósio, dentre outros.
Este latim com influências eclesiásticas foi o que mais predominou no ensino do latim para nós, ensinada nas escolas brasileiras até o começo dos anos 60.
Portando devemos classifica-lo entre latim erudito , latim clássico e latim eclesiástico.
Latim erudito era a modalidade empregada por escritores e pessoas cultas romanas na comunicação escrita. As obras literárias latinas que chegaram até nós foram quase todas