Origem do 5 s
O trabalho apresentado, diz respeito sobre as normas 5s. nelas ditas os senso de utilização, separar o necessário do desnecessário, senso de limpeza “lugar limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja” (SEISO), senso de padronização, tendo em vista o equilíbrio físico e mental, senso de autodisciplina, onde foca a educação e por fim o senso de organização, que descreve que todo processo de trabalho tem uma sequencia exata para que o trabalho possa ser executado com excelência.
OBJETIVO
O programa 5s foi criado com o intuito de transformar um ambiente de serviço desorganizado e a atitude das pessoas que vivem no mesmo local de trabalho, visando a melhoria e a qualidade da empresa, consequentemente a qualidade de vida dos funcionários. Com a aplicação dessa metodologia e a assimilação dos colaboradores o programa tem como principal objetivo manter a ordem de seu local de trabalho para que a empresa permaneça constantemente organizado e limpo com muita disciplina, para que não haja desperdício de TEMPO e que sua empresa atinja sempre bons LUCROS.
ORIGEM DO PROGRAMA 5S
Em meados de 1950 após a segunda guerra mundial, a industria japonesa se viu devastada pelo ocorrido, onde as empresas se encontravam desorganizadas e sujas em busca de uma solução para tanta desordem.
O guru da qualidade Kaoru Ishikawa foi quem desenvolveu a metodologia por necessidade de reorganização, afim de criar de uma vez por todas a solução para tanta desordem, assim foi encontrado inicialmente os cinco princípios básicos que se tornaram a base para a melhoria contínua da industria japonesa, atingindo a excelência da organização e disciplina dentro do ambiente de trabalho.
O sucesso alcançado pelo Japão com a aplicação dessa metodologia, fez com que vários países adotassem essa pratica que só teve inicio no Brasil 41 anos depois no ano de 1991. Essa metodologia chegou aqui através de um projeto desenvolvido pela Fundação Christiano Ottoni. “Os princípios dos 5S