Origem de Roma
Roma começou no século VIII a.C, na Península Ibérica, com a instalação de um pequeno povo de camponeses, os Latinos. Este povo pertencia ao conjunto dos numerosos povos indo-europeus vindo do centro da Europa e da Ásia, no final da Pré-história. Instalaram-se nesta região devido ao rio Tibre onde as terras eram muito férteis .
A Lenda dos Gémeos Remo e Rómulo ( O mito da fundação de Roma)
Conta a historia que dois irmãos gémeos, Remo e Rómulo, teriam nascido de uma união divina: a da mortal, Reia Sílvia, com o deus Marte, que se apaixonara pela jovem. Remo e Rómulo deveriam ter sucedido a seu pai, no torno da cidade de Alba, uma cidade próxima de Roma. Mas o seu tio Amúlio, com ciúmes, tomou o poder e recusou-se a ceder-lhes o trono. Pior ainda, ordenou o afogamento, no Tibre, das duas crianças. Os irmãos, muito novos, foram então abandonados na margem do rio, ao pé do monte Palatino. Ouvindo-se o choro dos bebés, uma loba aproximou-se deles e alimentou-os com o seu leite. Salvas, as duas crianças foram recolhidas por um pastor. Já adultos, decidiram fundar uma cidade no local onde a loba os tinha encontrado e para decidirem qual deles seria o Rei aguardaram um sinal dos Deuses. Remo deslumbrou seis abutres no céu e por isso interpretou-os como um sinal divino e que o trono lhe pertencia. Mas Rómulo deslumbrou doze abutres e por isso afirmou que os Deuses o tinham escolhido. Apoderou-se então de uma charrua, escavou um sulco na terra e delimitou o seu Reino. Quando Remo penetrou para além desse limite, o seu irmão matou-o. Rómulo tornou-se Rei e deu o seu nome ao reino: Roma.
A Religião Romana
Os Romanos eram muito religiosos e politeístas. O Estado Romana defendia uma religião oficial que prestava culto aos grandes deus de origem grega, porém com nomes diferentes. Muitos deuses de regiões conquistadas também foram acrescentados aos cultos romanos. Os cidadãos, por sua vez, buscavam protecção nos espíritos domésticos, chamados lares, e