Origem das radiações
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – DCB
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE FÍSICA APLICADA À BIOLOGIA
AIRTON DOS SANTOS SENA
TARCIO SOUSA MENDES
A ORIGEM DAS RADIAÇÕES
ILHÉUS – BAHIA
MARÇO DE 2014
I. Introdução
Usualmente sempre que se fala em radiação, a maioria das pessoas faz uma associação desta palavra com algo perigoso. O que não sabem é que cotidianamente estamos expostos à radiação, seja ela corpuscularou eletromagnética. Denomina-se radiação, a emissão e transmissão de energia de um ponto a outro no espaço na forma de partículas ou ondas.
Emprega-se a radiação em diversas finalidades. Em seus primórdios, era voltada para fins bélicos; depois, os horizontes se expandiram coma utilização da radiatividade para a produção de energia. E, finalmente, fins medicinais, alimentícios, etc.
II. Origem da radiação
Existem dois tipos de radiação que chegam até nós a partir do espaço:
A radiação cósmica de fundo em microondas;
A radiação cósmica (também conhecida como raios cósmicos).
A primeira tem caráter eletromagnético e é proveniente da formação do universo, assim ela é conhecida como “um registro fóssil do Big Bang”. Não provoca mal aos seres vivos da Terra, mas pode atrapalhar, de forma bastante sutil, alguns meios de comunicação.
A segunda possui caráter corpuscular e alta energia, assim pode-se concluir que ela é formada de partículas extremamente penetrantes (chamadas de radiação cósmica primária), que ao atingir os núcleos dos átomos da atmosfera dão origem a outras partículas com menor energia, sendo chamadas de radiação cósmica secundária. A radiação cósmica primária é constituída em grande parte de prótons, em menor parte de partículas alfa e eventuais núcleos mais pesados. Assim essa radiação pode ser perigosa para astronautas e suas instrumentações eletrônicas quando se encontram no espaço. Esses raios cósmicos primários