origem da vida
Durante o século XX, com o desenvolvimento científico, surgiu uma teoria bastante difundida sobre a criação do universo, a Grande Explosão (Big Bang).
Demorou para que os estudos sobre a origem da vida tivesse conclusões e pesquisas mais aprofundadas. Os dogmas e as religiões eram muitas vezes contrárias a uma investigação mais profunda e criteriosa. Existe a teoria religiosa e durante o século XIV, foi amplamente divulgada a hipótese de geração espontânea. Existem os que acreditam que na origem do planeta, a vida e a matéria existiam em forma conjunta.
. Todas estas teorias consideravam possível o surgimento de Vida a partir de matéria inanimada, fosse qual fosse o agente catalisador dessa transformação, daí o estarem englobadas na designação geral de Abiogênese.
Queda da abiogênese
Francesco Redi (1626-1697), um médico Italiano, realizou alguns experimentos que comprovaram que a teoria da geração espontânea estava errada. Na teoria, vermes brotavam de cadáveres e alimentos podres. Ele observou que esses vermes não brotavam, mas sim se originavam de ovos que eram depositados pelas moscas.
Em seu experimento utilizou frascos, cadáveres de animais e pedaços de carne. Cada frasco continha carne e cadáver. Alguns frascos foram vedados com gaze e outros não. Nos frascos vedados, não houve formação de larvas, mas nos frascos em que o conteúdo ficou exposto, muitas larvas se desenvolveram, pois as moscas entravam e saíam com liberdade.
Mesmo após