Origem da Música Country
Música
Country
Grupo: Marilaine, Larissa Gomes, Bianca, Deivid, Vanessa, João Vitor, Leonardo Peixoto, Gustavo.
Turma: 22BM
A música Country, antes conhecida como country-western, é um estilo musical popular criado no sul dos Estados Unidos, com raízes na música folk, espiritual e blues. Nasceu da influência de escravos com suas canções de guerra, o profundo senso religioso do Sul dos Estados Unidos e dos trabalhadores do campo. No
Brasil, Bob Nelson foi o pioneiro do estilo country na década de 60. Porém o movimento country surgiu no final da década de 70 em casas noturnas como: Farwest Bar, Barbadinhos e outros.
A música country começou a tomar forma quando grupos de imigrantes da Irlanda e da Escócia chegaram com suas rabecas e as baladas. No Texas, as músicas alemãs e mexicanas foram crescendo e se misturando, dando como resultado uma nova e única fórmula musical, tocada pelo povo rural.
Quando o jazz surgiu nas cidades, lá pelo final do século 19 e início do século 20, o “ESTILO
COUNTRY” que havia se instalado nas áreas rurais continuou a evoluir, e com essa evolução também um estilo de dança diferente com marcação forte e bem definida.
Com a invenção do rádio e da vitrola, a música country se tornou um tipo de música POP. Jimmy
Rogers e Carter Family competiam com Derek Ellington e Benny Goodman. Desde então, a música country continuava a emprestar formas populares muito interessantes para ritmos como Blues, Swing e Rock-and-Roll.
Atualmente, a música country continua influenciando uma variedade de ritmos na música Americana.
Por se tratar de um gênero representado pelos homens do campo é muito associado a vestes e instrumentos rústicos como o Banjo, Bandolim, Rabeca, Violão, etc. As primeiras gravações datam de meados de 1922, quando a gravadora Victor lançou no mercado norte americano o som de Uncle Eck Robertson e
Henry Gillard. Nos EUA, Jimmie Rodgers é conhecido como o Pai da Música Country, que durante sua
pequena