Origem Da Guerra Fria
Na Guerra fria não ouve uma Guerra directa entre as chamadas superpotências, mas assim uma disposta de poder e influencia politica económica e ideologia em todo o mundo. Os
EUA e a URSS intervieram se dirá sãmente, em diversa região em conflito, onde cada superpotência não só demonstrava sua influencia politica e ideológica, como também demonstrava o seu puder militar e reforçavam as alianças regionais. Como por exemplo de guerras apoias pelas duas superpotências temos a guerra da corrida (1950 – 1953), a guerra da vetinames (1959 - 1975); os EUA só entraram na guerra em 1964 e a guerra do Afeganistão (1979-1988) a união soviética só retirou totalmente a sua tropa em 1989. Este forma os conflitos importante da guerra fria.
Para alem a crise das misérias de cuba (Outubro de 1962), que observou as EUA e a união soviética a guerra nuclear.
Durante a segunda guerra mundial e no período mediante e concorreram importantes conferencias internacionais revela das profundas divergências existente entre países que tinha combatido o eixo, principalmente entre as duas superpotências, comportando se os sistema politico antinómico em busca de uma supremacia na liderança mundial.
Whashington e Moscovo passaram afirmar se como lideres indiscutíveis dos países que se agrupavam a sua volta.
Quando se realizou a conferencia da lata (em Fevereiro de 1945) a MRSS, reivindicou o direito de estabelecer governo amigos nos países do leste na Europa como forma de garantir a segurança das próprias fronteiras, questões que não foi ajuda da URSS, ocuparam sucessivamente o poder nos países da Europa que origina e reforçaram se militarmente.
A conferencia potsdan
Na sequencia das resoluções de lauta realizada em Fevereiro de 1945 (na micrânea ), os chefes dos governos da MRSS (Estaline) dos EUA e da Inglaterra (churshill) dos EUA realizaram , 17 de Junho a 2 de Agosto de 1945 numa conferencia na cidade de Potsodan (perto de Berlim ), para analisar as consequências da