Oriente médio - uma região de conflitos e tensões
MÉDIO – UMA
REGIÃO DE
CONFLITOS E
TENSÕES
Flávia Miccolis e Mariana Santini
9ºD
POPULAÇÃO, CULTURA E
RELIGIÃO DO ORIENTE MÉDIO
Quase todos os países árabes professam o islamismo, apenas Israel que não é árabe nem muçulmano. O Oriente Médio é uma das regiões com o crescimento vegetativo bem elevado.
ÁRABES E MUÇULMANOS
A religião islâmica é baseada em ensinamentos de Maomé, revelados por Deus, esses ensinamentos formam o Corão. A história de
Maomé começa quando ele inicia a pregar sua doutrina, mas encontra forte oposição em
Meca. Anos mais tarde Maomé entra com seu exercito em Meca e a torna um santuários islâmico. Com isso, exércitos árabes partiram para a conquista de novos territórios na África,
Ásia e Europa, com o objetivo de difundir a fé islâmica.
SUNITAS E XIITAS
A religião islâmica apresenta cisões, a mais importante é aquela que separa os que seguem o rito xiita, e os que seguem o rito sunita. Essa cisão tem sido fonte de tensões.
O FUNDAMENTALISMO
ISLÂMICO
Os textos sagrados são como a única orientação para os diversos aspectos da vida – das relações familiares e sociais até a organização política.
As correntes fundamentalistas mais atuantes estão quase todas associadas ao islamismo, elas ganharam força na esteira da Revolução islâmica de 1979, em que os fundamentalistas muçulmanos xiitas chegaram ao poder por meio de um levante popular.
INIMIGOS
Após os atentados às torres gêmeas, o terrorismo passou a ser visto pelas principais potências como uma ameaça de alcance global.
A Al Qaeda se tornou a inimiga número 1 dos
EUA. Ela aglutinou simpatizantes de quase todo o mundo árabe-muçulmano com uma retórica antiocidental e antinorte-americana.
PRIMAVERA ÁRABE
Primavera Árabe é o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as