LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA
A leishmaniose tegumentar americana é uma doença causada por parasitos do gênero Leishmania Ross, 1903.Ocorre primeiramente em alguns animais e logo em seguida em humanos. É provocada pelas seguintes espécies:Leishmania braziliensis, Lamazonensis ,L.guyanensis e L. mexicana.
A transmissão ocorrre pela picada de insetos hematófagos pertencentes ao gênero Lutzomyia conhecidos no Brasil por birigui, mosquito-palha e tatuquira, entre outros. Ao exercer o hematofagismo, a fêmea do flebotomineo corta com suas mandíbulas o tecido subcutâneo logo abaixo da epiderme, formando sob esta um afluxo de sangue, onde são inoculadas as formas promastigotas metacídicas provenientes das regiões anteriores do trago digestivo: proboscida,cibário,faringe e esôfago.
A Leishmaniose Cutânea e caracterizada pela presença de ulceras cutâneas, únicas e múltiplas, em geral com ulceras típicas e com formas verrucosas ou framboesoides. As leishmanias envolvidas nas leishmanioses cutâneas pertencem as espécies do complexo mexicana e do complexo brazilienzis.
- leishmania(Viannia) brazilienzis: Essa espécie provoca lesões únicas de grandes dimensões com aspecto de cratera de lua. O desenvolvimento costuma ser crônico, cm grande capacidade destrutiva dos tecidos atingidos. Há possibilidade de comprometer mucosas ou até de haver cura espontânea de acordo com variáveis geográficas e do hospedeiro humano.
- leismania(Viannia) Guuyanensis: a leishmaniose causada por essa espécie conhecida como pian bois, na qual se encontra uma única ulcera, usualmente com aspecto de cratera de lua ou framboesoide, sem acometimento de mucosas. As lesões são menores do que as causadas por L.(V) brasilienzis e tendem a se curar espontaneamente.
- a Lutzomya umbratilis é a principal espécie transmissora dessa doença em toda a região; a L.anduzei já foi encontrada parasitada no Pará e Amazonas, mas parece ser um transmissor secundário.
- Leismania amazonenzis: essa espécie de se