orientações
WASHINGTON MAX DA CONCEIÇÃO
CIÊNCIAS POLÍTICAS
Prof.ª.: Margarete Zunzarren
Turma: Direito – 1º B
João Monlevade
2014
POLITICA UM ASSUNTO QUE DEVE SER CULTIVADO EM SALA DE AULA
CORTELLA, Mário Sérgio; RIBEIRO, Renato Janine LIVRO: POLÍTICA PARA NÃO SER IDIOTA. São Paulo: Papirus 7 Mares, 2013. CAPITULO “A POLÍTICA COMO TEMA DE SALA DE AULA” Páginas 39 a 41.
No texto foi abordado por um dos autores que na escola foi depositado a expectativa de resolver problemas que estão além de sua alçada e papel, ainda mais num país que não valoriza os seus educadores, devido a salários baixos pagos a professores do ensino básico na rede pública. Foi exemplificado a política de cotas para ingresso na universidade, vista pelo autor como forma temporária de diminuir o problema do acesso de classes desfavorecidas, pois o professor acaba pagando a conta devido a responsabilidade de ensinar alunos bem mais formados e outros bem menos formados, como na questão de princípios e ética, entregando a escola o papel que na verdade tem que ser assumido pela família. Outro problema exposto é de que no Brasil tem se o costume de cobrar e recorrer batendo-se em portas erradas para resolução de problemas de competência de outra categoria.
A questão é vista pelo autor como forma política e a responsabilidade vai mais além, a política está em tudo é uma forma de mover a sociedade, deve ser ética, descente, capaz, ideal e utópica na forma abordada pelo autor e não impossível de se realizar mas insaciável, sendo principal característica da democracia, onde é feito alusão a Caixa de Pandora da mitologia grega devido aos desejos, anseios e vontades, sentindo o autor o papel de ser esclarecedor, ou quem aponte a tendência da democracia de pedir sempre mais, o que não significa