Orientações gerais para escrever uma monogafia e projetos de pesquisa
Rosana Ono
Uberlândia/MG
2010
Planejamento Inicial para o Estudo Científico
Para se escrever qualquer tipo de trabalho científico o primeiro passo é a definição do assunto (Tema). Para isto deve-se escolher algo que dê prazer de pesquisar, fazendo-se uma imersão sistemática no assunto; estudando a literatura existente; discutindo com pessoas que acumularam experiência prática no campo de estudo; recolher documentação sobre ele; por em ordem esses documentos; reexaminar o tema à luz da documentação recolhida (levantamento bibliográfico com ficha catalográfica – ver anexo 1); empenhar-se para que o leitor compreenda o que se quis dizer e possa, se for o caso, recorrer à mesma documentação, a fim de retomar o tema por conta própria.
Em seguida, deve-se trabalhar o levantamento bibliográfico em forma de fichamento, que consiste em: extrair do texto, de forma clara e concisa seus objetivos, metodologia, resultados e conclusão.
Estrutura de Apresentação do Projeto de Pesquisa
Capa; (Ver anexo 2)
Contra-capa (página de rosto); (Ver anexo 3)
Introdução;
Objetivo Geral e Objetivos Específicos;
Justificativa;
Fundamentação Teórica = Revisão de Literatura
Metodologia;
Fontes;
Cronograma;
Bibliografia e
Anexos.
Definições dos Tópicos do Projeto de Pesquisa
•Tema: •na escolha do tema faz-se necessário que o pesquisador esteja “apaixonado” por ele, ou seja, envolvido, estimulado pela idéia de saber mais sobre determinado assunto e não, seguir modismos ou mesmo a temática preferida do orientador.
Introdução: Lendo a introdução, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do teor da problematização do trabalho, assim como a respeito da natureza do raciocínio a ser desenvolvido, obtendo uma visão geral do trabalho.
•Objetivo Geral: amplo - o grande objetivo - “a luz no fim do túnel; inicia-se com um verbo (ação). Deve estar claro, apontando o fim que se pretende