ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA AS ATIVIDADES DE TRABALHO
Planejamento Prévio
Esta parte, sem pretender esgotar o assunto, refere-se aos procedimentos práticos da metodologia da participação. Pode ser considerado alternativa ou caminho didático pedagógico para que a participação e a aprendizagem organizacional se realizem a contento. Assim, as orientações a seguir têm como objetivo direcionar as atenções para se visualizar a possibilidade de aplicação da gestão participativa nas organizações, colocando-se em prática o que já foi abordado anteriormente neste esforço de elucidação da participação. Para facilitar o entendimento desta fase do trabalho considera-se indispensável e, como ponto de partida, o planejamento das atividades, já que será realizado um ciclo de debates. Nesta fase é fundamental considerar dois aspectos preponderantes, ou seja: 1) O que planejar para apresentações de cada grupo; 2) O que planejar para questionar ou dar contribuições aos grupos que fazem as apresentações.
Não é demais observar que os cinco grupos devem fazer apresentações. Vejamos como se desenrola o primeiro item, isto é, o que planejar para apresentações de cada grupo. Inicialmente pode-se afirmar que um plano de trabalho deve conter pelo menos quatro elementos fundamentais.
1) Objetivo (Por que? ) Utilizando-se os verbos tais como: demonstrar, desenvolver, apontar, enfatizar e outros, auxiliam o entendimento e a redação deste item do trabalho.
2) Conteúdo ( O que?) Colocando-se apenas os tópicos, fica mais claro visualizar os temas a serem tratados, além de facilitar a elaboração do relatório final.
3) Estratégias ( Como?)
a) Procedimentos: pesquisas individuais e em grupo; exposições, discussão e análise;
b) Recursos :1- humanos: além dos participantes do grupo, haverá convidados? 2- materiais: Qual o local para realização dos trabalhos?