Orientação vocacional
O termo adolescência tem uma dupla origem etimológica. Ela vem do latim ad (a, para) e olescer, crescer, significando a condição ou processo de crescimento, o indivíduo apto a crescer, como também deriva de adolescer, origem da palavra adoecer. Isto implica dizer que a adolescência, a depender das transformações biopsicossociais que se atuam nessa fase de desenvolvimento, é apontada tanto pela aptidão para o crescimento físico e psicológico quanto para o adoecimento.
Consistindo de um período de transformações e crises, sendo que as principais transformações não são apenas de natureza fisiológica, mas também de natureza psicológica, especialmente voltada para a busca de uma identidade individual, grupal e social (ZIMERMAN, 1999). Apesar de ser uma palavra aparentemente bem definida, e estar presente tanto nos discursos do senso comum quanto no da ciência, para que possamos entender o atual significado do conceito de adolescência, será preciso tomar conhecimento, em partes, da origem do termo.
Na história do ocidente, do século I ao V, não existia diferença entre a infância e adolescente. Mais adiante, na idade média, mesmo ainda não existindo nenhum período de transição entre a infância e a idade adulta, o chamado jovem era o recém-entrado no mundo adulto por um ritual que se seguia ao aparecimento da primeira barba do rapaz, sendo que o pelo era a prova de que a criança tornasse