Orientação para elaboração do paper
A estagiária escolherá uma situação-problema observada no campo de estágio para desenvolver uma reflexão fundamentada por meio da elaboração e apresentação do paper.
Entende-se por paper uma síntese de pensamentos aplicados a um tema específico. Esta síntese deverá ser original e reconhecer a fonte do material utilizado. Para a ABNT (1989) paper é um pequeno artigo científico, elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa.
Os propósitos de um paper são quase sempre os de formular um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir.
Para Audrey J. Roth (1994, p. 2), paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Se o autor apenas compilou informações sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório.
O paper difere de um relatório sobretudo porque se espera de quem o escreve uma avaliação ou interpretação de fatos ou das informações que foram recolhidas. Num paper, espera-se (lembre-se de que paper é um ensaio) o desenvolvimento de um ponto de vista acerca de um tema, uma tomada de posição definida e a expressão dos pensamentos de forma original.
O paper não é (ROTH, 1994, p. 4):
a) um resumo de um artigo ou livro (ou outra fonte);
b) idéias de outras pessoas, repetidas não criticamente;
c) uma série de citações, não importa se habilmente postas juntas;
d) cópia do trabalho de outra pessoa sem reconhecê-la, quer o trabalho seja ou não publicado, profissional ou amador: isto é plágio.
Para redigir o paper, observe e depois de elaborar o diagnóstico do campo de estágio, selecione um assunto para análise. Em seguida, apresente o problema que estará resolvendo e construa uma hipótese de trabalho (antecipação de uma resposta para o problema). Descreva o objetivo de seu paper e desenvolva suas idéias apoiando-se em fontes dignas de crédito.