Orientação educacional
RIOS, Z. A mediação de conflitos no cenário escolar. BELO HORIZONTE: RHJ, 2012. 114 p.
O livro, divido em três capítulos, tem como objetivo ajudar o corpo docente das escolas a pensar em mediações de conflitos dentro do ambiente escolar com base nas experiências vividas pela autora como mediadora e em uma pesquisa realizada por ela pelo Programa de Mestrado em Psicologia. Ressaltando a importância do diálogo e a cultura de paz. É na escola onde encontramos um amplo espaço para a disseminação dos conceitos e das práticas de mediação, já que a escola aceita tais medidas. A obra não só traz novas sugestões como também nos leva a repensar nas mediações que já são praticadas. Encontra-se também alguns explicações para entendermos o por que do comportamento agressivo e até intencional de alguns alunos.
No primeiro capítulo a autora fala sobre a violência nas escolas, pude entender que tal fato ocorre por causa da massificação do espaço escolar, com esse aumento a escola teve de aceitar e acolher um número enorme de pessoas com personalidades e valores diferentes, o que causa uma certa intolerância e um olhar de estranhamento daqueles que ainda não conhecem o outro indivíduo, é por esse e por outros motivos que muitas vezes ocorre o bullying. Outro motivo é a desestruturação das famílias em crise, que passam para a escola obrigações educativas que não são de sua responsabilidade, tais teorias são baseadas na obra de Álvaro Chrispino e Raquel Chispino.
A escola também tem como função formar o cidadão e manter a ordem social, com os atos de violência dentro das escolas, tal conceito foi questionado, surgiu então a necessidade de mediar esses conflitos de forma pacífica, interativa e criativa, por meio do diálogo, para que ocorra o esclarecimento das controvérsias e a mudança de comportamento em prol da restauração da boa convivência. Algumas estratégias são utilizadas pelo corpo docente para mediar esses conflitos, tais como: recursos