Orienta Es Curr Culo N Cleo De Produ O
Objetivo:
>> Indicar quem você é e descrever suas qualidades, habilidades e experiências profissionais.
Estrutura:
>> Deve abordar três grandes temas:
1. Informações pessoais: nome completo, contatos de endereço, telefone, e-mail atualizados, estado civil;
2. Formação acadêmica: escolaridade, cursos complementares e extracurriculares;
3. Trajetória no mercado de trabalho: estágios, experiências de voluntariado, serviços prestados, empregos, trabalhos autorais e “informações adicionais”, em que indicam-se conhecimentos de softwares, de idiomas e de prêmios e bolsas recebidas.
Forma e formatação:
>> O seu currículo é o início da relação profissional que se pretende estabelecer com o contratante ou empregador. Ele é uma ferramenta de autopromoção, sendo apresentado de forma a ressaltar as suas maiores qualidades e habilidades, mas não deve ser mentiroso. Ele deve ser conciso, claro, objetivo, sem erros de português e ortografia.
No caso de profissionais que em início de carreira, o espaço de 1 página deve ser suficiente. Se o seu currículo estiver mais extenso do que isso, veja se não tem informação sobrando ou se não está apresentando coisas que não interessam mais à sua atuação profissional de hoje.
>> As partes e temas devem ser organizados conforme a experiência do candidato e o cargo pretendido. As “informações pessoais”, em qualquer situação, abrem o currículo. Em seguida, entram aqueles itens que você considera que causarão melhor impressão na pessoa que for analisar o currículo. Ou seja, se você entende que para determinada vaga vale mais a sua experiência de mercado de trabalho do que sua participação em cursos extracurriculares, apresente a “experiência profissional” antes das “atividades complementares”.
>> Dentro de um item determinado, a ordem de apresentação das experiências deve ser decrescente, isto é, apresentam-se, primeiro, as atividades em andamento e/ou recentemente concluídas e, por último,