TEPII Claudia
381 palavras
2 páginas
Daiana Bento de Araujo 5°período PsicologiaTestes Projetivos
Os testes projetivos são utilizados para investigação da personalidade. Neles é apresentado um material ambíguo (figuras, manchas e ilusões ótico geométricas) para o sujeito. O examinando produz respostas livres, mas determinadas pela personalidade e seu funcionamento, sendo a produção projetiva, produto de uma síntese pessoal.
Existe uma série de problemas na abordagem aos testes projetivos:
● A influência da situação de testagem;
● O estabelecimento da relação entre a expressão da fantasia e o seu contraponto comportamental; ● A falta de evidências positivas a respeito de sua sensibilidade, fidedignidade e validade; ● A dificuldade na fundamentação teórica vinculada ao sentido múltiplo do constructo da personalidade e do mecanismo de "projeção", termo utilizado para a denominação de tais instrumentos.
Os testes projetivos recebem uma série de críticas, sendo entre elas predominam as principais expressões: "seria melhor assim", "falta uma parte na mancha", "isso funciona mesmo", entres outras críticas.
Alguns testes projetivos:
● Teste das pirâmides coloridas de Pfister;
● Teste de Zulliger ou Z teste;
● Teste do desenho da Figura Humana;
● Teste Palográfico.
Entre outros.
Os testes psicológicos são instrumentos utilizados na prática do psicólogo e podem fornecer importantes contribuições para a elaboração de um diagnóstico, em um processo de avaliação psicológica
O psicólogo deve saber, não apenas as vantagens dos testes, mas, também os limites de sua utilidade e validade. Do contrário, correrá o risco de apresentar diagnósticos falsos, pois estariam baseados em resultados falhos e incompletos.
Os testes psicológicos não consistem em uma total garantia nos seus resultados, mas isto não implica que os mesmos devam ser dispensados, muito pelo contrário.
Desde que atendidas as pré-condições de sua aplicação e manuseio, e que o psicólogo examinador tenha conhecimento, domínio da aplicação e da avaliação,