organograma de instalaçao de elevador
Usámo-los todos os dias e a sociedade actual depende inteiramente deles. Eles tornaram possível o sonho do Homem construir o mais alto possível e sem eles dificilmente a ideia teria vingado (imaginam-se a subir as escadas até um 20º andar?). Estou obviamente a falar dos elevadores e hoje vamos espreitar um pouco do que se esconde por trás das suas portas e cabines, para ficarmos a saber como funcionam.
Todos os elevadores permitem a deslocação no sentido vertical, subindo e descendo - no entanto, os métodos que utilizam para o fazer variam consoante as aplicações e as necessidades. A maioria dos elevadores actuais pode ser separada em dois grandes grupos, com métodos de funcionamento distintos: os Elevadores Hidráulicos e Elevadores Eléctricos.
Os elevadores hidráulicos utilizam um cilindro hidráulico que empurra a caixa do elevador para cima. o seu princípio de funcionamento é a de uma bomba que injecta óleo sob pressão num pistão que vai fazer subir o braço hidráulico que levanta o elevador. Estes tipos de elevadores são normalmente usados em residências e apartamentos com poucos andares, pois a determinada altura deixa de ser viável ter braço "gigantesco" para antigir andares elevados. No entanto, este tipo de elevadores não é muito eficiente, pois a cada elevação é necessário que o motor desperdice recorrentemente bastante energia para injectar o fluido no pistão - e que depois não é reaproveitada quando desce (simplesmente voltando a pressionar o fluido para o depósito).
Há variantes que usam sistemas hidráulicos com sistemas de cabos e contra-pesos, para atenuar alguns destes inconvientes - no entanto, este tipo de sistemas são os que encontramos na maioria dos elevadores em que andamos: os elevadores eléctricos.
O mecanismo usado para o funcionamento deste tipo de elevadores também é bastante simples. A caixa do elevador é presa por cabos de aço em cima que a suspendem. Estes cabos estão presos a uma roldana