Organizão da Saúde no Brasil
O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.
É função do ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.
Sua missão é promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania.
Saúde Pública e Privada:
Não obstante os avanços do SUS, são necessárias alternativas na gestão pública da saúde com participação de instituições privadas na prestação dos serviços, ainda que o planejamento e regulação permaneçam sob responsabilidade do Estado. Entretanto, há necessidade de aperfeiçoamento administrativo, técnico e gerencial, fazendo desse, um campo de estudo em expansão.
Saúde Pública:
Vantagens:
Segundo avaliação da organização, o Brasil avança a caminho da cobertura universal em saúde, com destaque para o aumento no alcance da Estratégia de Saúde da Família, que hoje já conta com mais de 30 mil equipes, que já atendem mais de 97 milhões de pessoas em todo o Brasil. “A Estratégia é peça chave do Sistema Único de Saúde”,
*Gratuidade
*UPAS
*Postos de Saúde
*PSFS
*Programas e Sedes especificas da saúde individual e coletiva
*Agentes de combate a endemias
*SAMU
*Campanhas de vacinação e educação a saúde
* Tratamento fora-domiciiar
Entre outros ...
Limitações:
Os serviços públicos e privados de saúde no Brasil são considerados regulares, ruins ou péssimos por 93% da população. O levantamento mostra que os principais problemas enfrentados pelo setor incluem