Organizações não governamentais
"Uma ONG define-se por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objectivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comités da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham". Organizações não governamentais ou as ONG’s são organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como missão a resolução de algum problema da sociedade, agem e trabalham sobre vários domínios, e ainda na reivindicação de direitos e melhorias e fiscalização do poder público.
Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do estado, realizando ações onde ele não consegue chegar, podendo receber financiamento e doações do mesmo, e também de entidades privadas, para tal fim.
Actualmente estudiosos têm defendido o uso da terminologia organizações da sociedade civil para designar tais instituições.
É importante ressaltar que ONG não tem valor jurídico.
ONG define-se pela sua vocação política, pela sua positividade política: uma entidade sem fins lucrativos cujo objectivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia, liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade, as ONGS são comités da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham.
Na verdade, é preciso constatar que o surgimento dessas organizações sem fins lucrativos, que têm como objetivo o desenvolvimento de atividades de interesse público, deu-se pelo motivo da não eficiência, por parte do poder público, em atender as necessidades da sociedade.
Há de se ressaltar que esses espaços organizacionais constituem importantes alternativas de sistematizar a sociedade como um todo,