Organizaçoes nao governamental
Organização Não Governamental
Como surgiu o termo ONG?
O termo ONG foi usado pela primeira vez em 1950 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para definir toda organização da sociedade civil que não estivesse vinculada a um governo. Hoje elas são definidas como instituições privadas que têm uma finalidade pública, sem fins lucrativos. Em geral as ONGs perseguem benefícios sociais ou ambientais. Para serem ""oficiais", essas entidades precisam ter uma estrutura legal e formal.
O que uma ONG pode fazer?
As entidades podem atuar em várias frentes, na área de saúde, assistência social, econômica, ambiental etc, e em qualquer esfera, local, estadual, nacional e até internacional. Ou seja, é possível criar uma ONG para defender desde os interesses de uma única rua (batalhar por melhorias urbanas, segurança etc.) até lutar pelos oceanos de todo o planeta.
As associações podem pressionar o poder público, realizar projetos, arrecadar dinheiro e propor ações judiciais, por exemplo.
Como montar uma ONG?
A primeira coisa a fazer ao se criar uma ONG é definir um objetivo. Um exemplo: cuidar das árvores de um bairro. Para que o projeto dê certo, somar forças é fundamental. Por isso, é preciso reunir o maior número de pessoas dispostas a encampar a idéia (distribua cartazes pelo bairro, panfletos, convoque os vizinhos). O próximo passo é convocar uma assembléia geral. Nesse encontro, deve-se aprovar um estatuto -é possível conseguir um modelo de estatuto no projeto Proaong ou na ONG Grude (leia quadro abaixo)- e eleger a diretoria e um conselho. Oficialmente, menores de idade não podem assumir a responsabilidade legal pela ONG. Uma solução é encontrar um parente, professor ou adulto de confiança para assumir essa função ""no papel". Depois disso, é preciso registrar a ONG no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Nessa fase, o ideal é contar com o acompanhamento de um advogado (tente encontrar um profissional que se identifique com a causa e