Organizações métodos e sistemas
Professora: Ana Maria.
Aluna: Heliane Ferreira.
Organização
Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena empresa, uma corporação de bombeiros, militares e um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações. Ela é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. E essa combinação é o resultado de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade é o resultado de um trabalho de organização por um todo. A função de uma Organização consiste em dividir e subdividir o trabalho a ser executado, entre as diversas pessoas, ou grupo, de modo a se cumprir os objetivos que se pretende realizar.
Ex.: Coniexpress LTDA (QUERO).
Racionalização
O conceito de racionalização recorre de duas tendências de desenvolvimento histórico: A primeira tendência e a histórico: A primeira tendência dos processos sociais e históricos em tornarem cada vez mais confiantes no cálculo e no conhecimento técnico de modo a obter controle sobre o mundo natural e social. A segunda se refere à tendência da ação humana em libertá-la de sua dependência do pensamento mágico como forma de compreender o mundo, estabelecendo uma confiança contraposta àquilo que é imediatamente dado na realidade empírica. Assim, “a racionalização constituiu-se como um processo dependente das estratégias de ação social e dos ajustes dos meios e fins da ação na consecução dos objetivos”.
Aperfeiçoamento de uma técnica, de modo que melhore o rendimento dentro da empresa.
Ex.: Cursos de operador de maquina.
Otimização
Refere-se ao estudo de problemas em que se busca minimizar ou maximizar uma função através da escolha sistemática dos valores de variáveis reais ou inteiras