organização
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - 2º SEMESTRE
Fundamentos Histórico e Teórico-Metodológicos do serviço social I
Leandro Henrique de Araujo Leite
Santo André 2013
O filme retrata uma vida urbana nos anos 30 anos EUA, que depois da crise de 1929, levou grande parte da população desemprego e a fome.
O filme mostra a vida na sociedade industrial pela produção com base no sistema de linha de montagem.
É uma critica à "modernidade"e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas".
O filme trata também das desigualdades entre a vida dos pobres e das elites, sem representar conteúdo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.
Mostra que a mesma sociedade capitalista que explora proletariado alimenta todo conforto e diversão pra burguesia
Comparando a cenas mostradas no filme Tempos Modernas, com a situação atual, podemos afirmar que, apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial a condição socioeconômica do Homem continua relegada o segundo plano e conforme podemos constatar. A implantação do sistema de esteiras móveis nas fabricas tinha como finalidade aumentar a produtividade, só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.
Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que os deixava muitas vezes estafados (robotizados) em função das condições de trabalho e em virtude dessa insatisfação da classe operaria surgiram os movimentos grevistas que tinham como pauta de reivindicação,